segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Geopolítica da Diáspora África-América-Brasil

"Os africanos que cruzaram os oceanos não foram sozinhos. Levaram consigo levaram suas divindades, visões do mundo, alteridades – lingüística, artística, étnica, religiosa; diferentes formas de organização social e diferentes modos de simbolização do real. Como sabemos a afro-diáspora no continente americano decorre do processo do colonialismo europeu e, em particular, do tráfico transatlântico e do sistema de escravidão. Entretanto, uma vez instalados em quaisquer dos continentes, por mais que as tradições fossem represadas ou aniquiladas, pela cultura hegemônica, os descendentes de africanos davam inicio a um processo de criação, invenção e re-criação, da memória cultural para preservação dos laços mínimos de identidade, cooperação e solidariedade." [Zélia Amador em: Diáspora Africana - O renascimento da África nas Américas / 2010]

Pensando nisso e sabendo da importância de se entender a Diáspora África – América, inclusive sua dimensão geográfica, disponibilizamos aqui um mapa elaborado por Rafael Sanzio Araújo dos Anjos que ilustra a Geopolítica da Diáspora África-América-Brasil nos séculos XV-XVI-XVII-XVIII-XIX.

O trabalho de Rafael com a Cartografia para a Educação já é bastante conhecido e vem oferecendo materiais que são ferramentas importantes para o trabalho dos(as) professores(as), em especial, na área de educação para as relações étnico-raciais. O Geopolítica da Diáspora África-América-Brasil, cuja 2a edição foi publicada em 2014, apresenta uma excelente síntese das conexões e fluxos existentes entre o continente africano e as Américas.

Vale a pena conferir!



Clique na imagem para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário