quarta-feira, 19 de novembro de 2014

I Reunião Pedagógica de Formação Continuada da SECADI

A I Reunião Pedagógica de Formação Continuada da SECADI, ocorreu em Brasília, de 12 a 14 de novembro de 2014. O evento reuniu mais de 200 coordenadoras(es) de cursos de formação continuada, em todas as áreas nas quais a SECADI atua. A programação do primeiro dia foi integrada por Mesas Redondas com representações institucionais, sob a liderança de Macaé Evaristo, Secretária da SECADI, e nas quais todas(os) participavam. No segundo e terceiro dias foram formados grupos divididos por áreas/temas dos diferentes cursos. Eu participei do grupo integrado por coordenadoras(es) dos cursos em educação quilombola e em educação para as relações étnico-raciais, liderado por Ilma Fátima de Jesus, Coordenadora de ERER e Bárbara Rosa.

Um dos temas que emergiu nas discussões que tivemos na I Reunião Pedagógica e que eu considero importante para a nossa reflexão é a reconstrução das Licenciaturas, no sentido de que é preciso incluir os temas tratados pelas diversas coordenações da SECADI nos currículos. Trata-se, portanto, de ressaltar que, embora sejam relevantes, as ações de formação continuada não substituem e não têm a mesma abrangência da formação inicial.

Outro tema importante e desafiador na perspectiva do nosso curso, assim como dos demais, é a interseccionalidade. Embora o nosso foco seja relações étnico-raciais, não podemos restringir os conteúdos, as referências e a discussão à população afro-brasileira, mas precisamos abordar também a temática quilombola e indígena. Além disso, temos que fazer referência às questões da educação rural, da educação especial - lembrando dos direitos dos estudantes com vários tipos de deficiência -, das relações de gênero - incluindo o sexismo, homofobia, lesbofobia e a perspectiva da população LGBT. A nossa tarefa se torna mais complexa, mas temos que encontrar maneiras de estabelecer conexões com estas questões, que são temas principais de outros cursos situados nas distintas coordenações da SECADI.

Outro aspecto marcante do evento foi a interação que ocorreu entre as(os) coordenadoras(es) de cursos de educação para as relações étnico-raciais que já estão andamento nesses dois dias de trabalho conjunto. Eu fiz alguns registros em fotos dessas atividades e publiquei no blog do nosso curso. Espero que continuemos em contato e que seja possível dar mais visibilidade ao trabalho coletivo realizado em outras universidades, situadas em todo o país, no âmbito de cursos de especialização e de extensão, presenciais e a distância, formando uma rede da qual nós fazemos parte.


Abaixo, algumas fotos da Reunião.












Para mais informações sobre os cursos da SECADI acesse: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário