quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Mais informações sobre o curso

Objetivo geral
O curso visa preparar melhor as(os) professoras(es) e gestoras(es) para a implementação, em sala de aula, das “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de história e Cultura Afro-brasileira e Africana”, aprovadas no âmbito da Resolução CNE Nº 001, de 17 de Junho de 2004.


Objetivos Específicos:
- Propiciar o debate e a reflexão sobre temas pertinentes à área de educação para as relações étnico-raciais;

- Atualizar os estudos sobre as formas de expressão do racismo (e sexismo) na sociedade brasileira contemporânea;

- Ampliar o conhecimento sobre o anti-racismo e, em especial, sobre as experiências brasileiras com as políticas de ação afirmativa;

- Planejar e compartilhar propostas pedagógicas para utilização por professoras(es) nas escolas que auxiliem na construção de uma educação anti-racista (e anti-sexista);


Público Alvo
O curso é voltado para 300(trezentos) Professoras(es) e Gestoras(es) das redes públicas da Educação Básica dos seguintes municípios do Estado da Bahia: Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho.

Natureza do Curso: Extensão

Tipo de curso: Formação Continuada

Modalidade: Educação a distância

Carga Horária:180 horas


Duração: 6(seis) meses



Cronograma do curso - Clique para ampliar a imagem


Procedimentos de Avaliação

A avaliação final do Curso resultará de três avaliações parciais:

AVALIAÇÃO 1: análise da participação dos(as) cursistas nas Atividade(s) e Fórum(ns) que constam nos módulos do Curso.

   Atividade:
A realização da Atividade pode ser verificada considerando: se o(a) cursista enviou a Atividade; e se o conteúdo da Atividade atende ao que foi solicitado. Quando houver solicitação de participação em um Chat, Questionário etc., a avaliação será feita da mesma maneira que a avaliação de uma Atividade.

   Fórum: A participação no Fórum pode ser verificada considerando: se o(a) cursista participa do Fórum; a qualidade das intervenções e interações feitas no Fórum;

   Com base na análise da realização das Atividades e da participação nos Fóruns, o(a) tutor(a) atribuirá a nota de 0 (zero) a 10 (dez) para cada cursista, onde zero corresponde ao mínimo, e dez corresponde ao máximo, em termos de quantidade e qualidade da participação individual;
   Nos casos dos Módulos que possuem mais de uma Atividade e mais de um Fórum, a nota do módulo será o resultado do somatório das notas obtidas em cada semana, divididas pelo número de semanas (média simples);

   A atribuição das notas da Avaliação 1 será feita pela equipe de tutores: cada tutor(a) atribuirá as notas para os cursistas que estão sob o seu acompanhamento;


AVALIAÇÃO 2: prova escrita, presencial, incluindo os conteúdos dos Módulos I a V.

   A prova escrita será realizada na segunda quinzena de novembro, em Lauro de Freitas, Simões Filho e Salvador.

   A Coordenação fará a correção das provas e atribuirá as notas que podem variar de 0 (zero) a 10 (dez);


AVALIAÇÃO 3:redação de uma proposta de Projeto Pedagógico, ou de um artigo, entregues pelos cursistas no final de janeiro de 2015.

   Serão fornecidas orientações sobre o formato da proposta de Projeto Pedagógico e do artigo.

   A Coordenação fará a correção e a atribuição das notas que podem variar de 0 (zero) a 10 (dez).
NOTA FINAL: resultado do somatório das notas das três avaliações divididas por três (média simples). Para a aprovação no Curso a nota mínima é 5,0 (cinco). A consolidação das notas de cada cursista será realizada pela Coordenação.

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